• Inicial > Conteúdo
Conteúdo Bouzas Consultoria
   

Operações Financeiras Internacionais

Informações sobre diversos aspectos do mercado financeiro internacional:

Taxas

Fed Funds
Taxa de juros pela qual uma instituição depositante empresta fundos imediatamente disponíveis (saldo no Federal Reserve) a uma outra instituição depositante de um dia para o outro (overnight).

Libor (London Interbank Offered Rate)
Taxa de juros pela qual bancos tomam dinheiro de outros bancos no mercado interbancário de Londres. A LIBOR é fixada diariamente pela BBA - British Bankers' Association. A LIBOR é publicada para prazos que variam de um dia até um ano.

Euribor (Euro Interbank Offered Rate)
Taxa de referência pela qual depósitos interbancários a prazo em Euro dentro da zona do Euro são oferecidos entre bancos de primeira linha.

Eonia - (Euro OverNight Index Average)
Taxa de overnight efetiva computada pela média ponderada de todos as transações de overnight no mercado interbancário.

Prime
Taxa de juros cobrada pelos bancos de seus clientes com melhor nível de crédito, que normalmente são grandes corporações.

Codificação de Títulos

ISIN - International Securities Identification Number
Trata-se de um código que identifica unicamente um título específico. A organização que aloca ISINs em um determinado país é o respectivo “National Numbering Agency (NNA)” daquele país. Todos os títulos negociados internacionalmente são levados a usar esse esquema numérico que é atualmente aceito por praticamente todos os países. É composto por 12 caracteres alfa-numéricos. Ex: US0378331005
 
CUSIP - Committee on Uniform Securities Identification Procedures
Trata-se de um número de identificação alocado a todas as ações e títulos registrados. O “Committee on Uniform Securities Identification Procedures” (CUSIP) administra todo o sistema CUSIP system. Esse sistema é utilizado nos EUA e Canadá. É composto por 9 caracteres alfa-numéricos. Ex: 037833100
 
SEDOL - Stock Exchange Daily Official List
É um código de identificação que consiste de sete caracteres alfa-numéricos que é alocada a todos os títulos negociados na London Stock Exchange e outras câmaras similares no Reino Unido. Ações britânicas que não são negociadas nos EUA podem ser identificadas pelo seu código SEDOL. É composto por 6 caracteres alfa-numéricos. Ex: 0263494

Investimentos

T-Bill
São letras do governo americano de curto prazo, entre alguns dias e 26 semanas. As letras são vendidas na forma de uma valor de desconto sobre o valor de face.
 
T-Note
São títulos do governo com prazos de 2, 3, 5, e 10 anos e pagam juros a cada 6 meses.
 
T-Bond
São títulos de prazo superior a 10 anos e que pagam juros a cada seis meses. O Tesouro americano parou de negociar estes títulos em 10/2001 e retomou sua negociação em 02/2006.

Notas Estruturadas
As notas estruturadas se referem a um tipo de ativo híbrido que causam a impressão de serem produtos de renda fixa, mas que vem com opções incluídas e não necessariamente refletem  o risco de crédito do seu emissor.
Tais opções podem ser muito simples ("plain vanilla") ou poderiam ser opções complexas, como por exemplo condições complexas de venda, preços máximos e/ou mínimos, que poderiam trazer como resultado programas exóticos de pagamento e movimento financeiro aleatório.
 
Securitização de Recebíveis
Emissão onde os recebíveis são transferidos pelo originador para outra entidade legal.
Uma SPC (“Special Purpose Company”), SPE (“Special Purpose Entity”) ou SPV (“Special Purpose Vehicle”) recebe esses direitos do emissor e emite notas (securities) lastreadas nesses recebíveis.
O processo de securitização pode envolver um “Trustee” que irá controlar o fluxo dos recebíveis ou um garantidor.
A natureza dessa estrutura permite captações pagando juros menores e alcançando um maior grupo de investidores.